Musical “Kafka e a Boneca Viajante - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Musical “Kafka e a Boneca Viajante

28 set, 2023 as 19:00 9 out, 2023 as 19:00

Sucesso de público no Rio de Janeiro, a peça com dramaturgia de Rafael Primot, direção de João Fonseca e direção musical de Tony Lucchesi, conta com Alessandra Maestrini, André Dias, Carol Garcia e Lilian Valeska (que foi uma das protagonistas do aclamado musical “Marrom”) no elenco.

A montagem “Kafka e a Boneca Viajante” é inspirada em uma história curiosa, que não despertou de sonhos intranquilos, mas da imaginação popular. Contam que, enquanto caminhava por uma praça perto de sua casa, o escritor Franz Kafka (1883-1924) encontrou uma menina que chorava por haver perdido sua boneca.

Musical Kafka e a boneca viajante – divulgação

Sensibilizado, Kafka passou a escrever cartas à menina, descrevendo suas aventuras pelo mundo. Contada em livros, contos e peças pelo mundo, a bela história intriga até hoje, pois nunca foram encontradas as cartas e tão pouco a menina que fez um dos escritores mais famosos e influentes do século XX contar as aventuras de uma boneca. Essa singular história está narrada no livro homônimo de Jordi Sierra i Fabra, escritor catalão com mais de 300 obras publicadas. Agora, foi adaptada para o teatro por Rafael Primot, ganhando o palco por meio deste espetáculo musical.

Metalinguagem – A narrativa não linear reforça o ritmo ágil da montagem, alternando passado, presente e futuro, assim como a realidade vivida pelo Sr. K (Kafka, vivido por André Dias), sua esposa Dora (Lilian Valeska) e a menina Rita (Carol Garcia), a qual é atravessada pelo mundo ficcional das cartas, onde Brígida, a boneca interpretada por Alessandra Maestrini, ganha vida

Trilha sonora – A trilha é um caso à parte e se impõe como elemento dramatúrgico. No repertório, interpretado pelo elenco, estão músicas de artistas como Caetano Veloso, Candeia, Cartola, Chico Buarque, Djavan, Lenine, Raul Seixas e Rita Lee, e até uma composição inédita assinada por João Fonseca e o diretor musical Tony Lucchesi, que também assina os arranjos.

Cenografia e figurino – A cenografia de Nello Marrese reforça o simbolismo da passagem do tempo, seja do fim da vida do escritor, da transformação da menina em mulher e da viagem da boneca pelo mundo. Cubos, alguns móveis, um móbile, selos, carimbos, além de um fundo neutro para valorizar o desenho de luz criado por Paulo César Medeiros, compõem a cena. João Pimenta criou figurinos que remetem à época em que Kafka viveu seus últimos anos, na década de 1920.

Serviço
Musical Kafka e a boneca viajante
Classificação: livre, recomendado a partir de 6 anos
Duração: 80 min
Data: de 28 de setembro a 9 de outubro. Quinta, sexta e segunda, às 19h. Sábado e domingo, às 17h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Praça da Liberdade 450
Ingressos 30 e 15 reais. Compra online  bb.com.br/cultura
Sessão com Libras/audiodescrição e bate-papo após o espetáculo: 07/10 (sábado)

CCBB BH

Praça da Liberdade, 450, Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais Brasil
+ Google Map

Anúncios